Hábitos, rotinas e rituais

Tatianelucheis
4 min readApr 19, 2023

Tudo o que fazemos ao longo do dia está relacionado com nossos hábitos. Cada comportamento, executado de maneira consciente ou não, pode fazer parte de uma rotina ou ritual.

Você já parou para pensar, por exemplo, na sequência de atividades que faz todas as manhãs? Por aqui, acordo, escovo os dentes, arrumo a cama e sigo para a cozinha preparar meu café da manhã; cuido da minha cachorrinha e depois me sento para comer e me atualizar com as notícias.

Por mais que sejamos espontâneos e que cada dia seja diferente, ter uma rotina é uma parte indispensável de nossas vidas.

Hoje, vamos conversar sobre a diferença entre hábitos, rotinas e rituais e entender como eles se relacionam no dia a dia. E então, vamos nessa?

Hábitos

Um hábito nada mais é do que determinado comportamento que passa a ser repetido de maneira automática e com certa frequência.

Charles Duhigg, autor do livro “O poder do hábito”, diz que hábitos são as escolhas que fazemos deliberadamente em algum momento e, nas quais paramos de refletir depois, apenas continuando a fazer.

Isso acontece porque o cérebro humano está o tempo todo procurando maneiras de economizar energia e esforço. Então, com o tempo, essas decisões que foram tomadas em certo momento se tornam comportamentos tão automáticos que, às vezes, nem reparamos no que estamos fazendo — ou seja, eles passam a acontecer em nível inconsciente, sem que reflitamos sobre eles.

Como o cérebro funciona por associação, uma vez que aprendemos um comportamento e passamos a executá-lo, paramos de refletir sobre ele — é assim que nascem os hábitos.

Não podemos simplesmente “perder” um hábito, deixando-o para trás, mas podemos modificar essas associações que nosso cérebro executa a fim de modificar um hábito ou criar um novo.

Para modificar um hábito, precisamos identificar a deixa, que é o que acontece antes do comportamento; depois o comportamento ou atividade que representa o hábito em si e, por fim, identificar qual a recompensa gerada por ele.

Se quiser saber mais, recomendo a leitura deste artigo, onde eu dou 4 dicas para criar ou mudar um hábito.

Rotinas

Tanto hábitos quanto rotinas são caracterizados por comportamentos regulares e frequentes. Porém, a diferença entre eles é que o hábito se torna tão automático que acontece sem a necessidade de reflexão ou pensamento consciente. Enquanto que uma rotina demanda um nível maior de atenção e esforço.

As rotinas exigem prática e intenção. Todos os dias, nós realizamos um conjunto de comportamentos de forma regular, como fazer uma atividade física pela manhã ou preparar o almoço, por exemplo.

É claro que algumas rotinas podem se transformar em hábitos com o tempo e a repetição dos comportamentos.

Isso acontece quando um comportamento está tão enraizado em sua rotina que você simplesmente entra no “piloto automático” enquanto o realiza. Um bom exemplo pra mim é arrumar a cama de manhã — faço tão rápido e de forma mecânica que não reflito sobre a ação e, quando vejo, já estou até saindo do quarto.

A rotina é uma sequência que você faz sempre da mesma forma, e é algo que você ainda precisa se lembrar de fazer. Mesmo que seja feita com muita regularidade, é preciso querer fazê-la.

Rituais

Um ritual é muito parecido com uma rotina, no sentido de que é algo que você faz de forma regular e repetida. A diferença, porém, está na intenção.

Transformar um comportamento em ritual é uma forma de tornar seus hábitos e atividades mais prazerosos e com isso incluí-los na rotina de forma mais harmônica.

Assim, os rituais nos ajudam a tornar alguns momentos mais especiais, eles mantêm nossa atenção no momento presente e nos ajudam a nos conectar com nosso propósito e objetivos.

Um exemplo de ritual em minha rotina é criar um momento de autocuidado no final de semana. Tomar um banho mais longo, hidratando os cabelos e fazendo uma rotina de skincare em seguida, realizando cada passo com cuidado e atenção.

Aplicar a atenção plena em rotinas diárias é uma ótima maneira de criar rituais para si mesmo.

O momento da refeição pode ser realizado com essa intenção, por exemplo: se alimentando de forma consciente, você sente melhor o sabor da comida e aprende a entender os sinais de saciedade do seu corpo.

Como tudo isso se encaixa no dia a dia

Apesar das diferenças conceituais, fica claro que hábitos, rotinas e rituais são essenciais para a vida cotidiana.

Para algumas coisas, realmente não precisamos de foco e concentração, então ainda bem que transformamos pequenos comportamentos em hábitos!

Já as rotinas são indispensáveis para otimizar o tempo e as tarefas, deixando a vida mais fluída.

E os rituais são uma forma gostosa de retomar a consciência e atenção em nossos comportamentos, carregando-os com intenção e propósito.

Não existe um conjunto certo ou errado de hábitos a seguir. O importante é identificar quais rotinas fazem sentido para você, pois elas nos ajudam a gerenciar nosso tempo e atividades. Já os comportamentos que podem se transformar em rituais, nos motivam a alcançar nossos objetivos.

É claro que todos esses comportamentos podem mudar com o tempo, afinal, a vida muda e nós mudamos junto com ela!

Espero que você tenha gostado deste artigo e que ele te ajude a prestar mais atenção em seus hábitos e rotinas. Experimente criar pequenos rituais e aprecie seu dia a dia de forma consciente e presente

--

--

Tatianelucheis

Psicóloga, Redatora e Escritora 🖋 Uma leitora que não sai de casa sem ter pelo menos um livro como companhia 📚