Vale a pena participar de concursos literários?

Tatianelucheis
6 min readFeb 23, 2023

Quando comecei a escrever, criei um blog para compartilhar minhas ideias, pensamentos e sentimentos com o mundo — ou com quem estivesse interessado em ler. O blog continua ativo e tenho um carinho enorme pelo público e amigos que conquistei por lá. Aos poucos, fui entrando também nas redes sociais, onde conheci outros leitores e colegas escritores.

Toda essa jornada fortaleceu meus passos no caminho da escrita. Ainda assim, demorei para começar a pensar seriamente em publicação. A verdade é que o início pode ser bastante assustador para quem está começando a escrever.

Parece impossível entrar no mercado editorial tradicional! Mas a boa notícia é que, hoje em dia, existem diferentes opções para quem deseja publicar seus escritos — e isso ajuda o autor a ter mais alternativas na hora de publicar e começar sua carreira como escritor.

Além dos blogs e redes sociais, o autor pode optar pela auto publicação em plataformas como o Kindle, da Amazon. Eu tive uma maravilhosa experiência por lá, e o resultado você pode conferir aqui.

Outra opção para quem quer aumentar o alcance de seus textos são as revistas digitais e antologias de contos organizadas por algumas editoras.. Esses projetos costumam ser bem estruturados e contam com uma equipe de profissionais que trabalha o texto e realiza a curadoria do conteúdo, compondo uma coletânea que é divulgada — de forma gratuita ou paga — em seus canais.

Em geral, para participar de uma publicação, o autor precisa se inscrever em um concurso literário. Mas será que vale a pena participar desses eventos? É o que veremos a seguir!

O que é um concurso literário

Cada concurso tem suas particularidades, mas, de maneira geral, trata-se de um concurso que escritores se inscrevem para participar de um processo de seleção. Pode ter um tema específico ou não, por isso é importante que, antes de se inscrever, você se atente às regras do edital proposto.

Depois que a inscrição é realizada, o texto é lido e avaliado segundo os critérios do concurso. Os autores selecionados ganham um prêmio, que pode ir da publicação de seu texto até medalhas, menções honrosas ou prêmios em dinheiro.

Na minha experiência, posso afirmar que os concursos são uma ótima oportunidade para quem está começando na carreira de escritor e não sabe como entrar no meio editorial.

Além de participar de projetos de incentivo à cultura, o autor iniciante tem a oportunidade de acompanhar de perto como os processos de publicação acontecem!

Mas vale a pena participar de concursos literários?

Em geral, sim! É claro que é importante ler todas as regras do edital e conferir o que é solicitado na inscrição. A maioria dos concursos que vejo por aí são gratuitos, e por isso fica a dica de sempre desconfiar de taxas de inscrição 👀. Pesquise sobre a reputação da instituição antes de pagar qualquer valor ou assinar um contrato e, não tome nenhuma decisão se ainda estiver com dúvidas.

Com os devidos cuidados, os concursos literários podem trazer muitas vantagens para quem participa deles. A seguir, listei 6 bons motivos para acompanhar editais e se inscrever em concursos. Confira!

  1. Validação: ser selecionado é uma forma de reconhecimento pelo seu texto. Saber que alguém gostou do seu trabalho e receber um convite para fazer parte de uma publicação desperta uma sensação muito boa em qualquer autor. Além disso, ver seu texto trabalhado dentro de uma obra — seja ela física ou digital — dá outra dimensão à sua escrita. Digo por experiência própria que é uma recompensa muito prazerosa;
  2. Alcance: ter um texto publicado por uma revista ou editora é uma ótima chance de “furar sua bolha” e expandir seu público leitor. Por mais que você publique em seu blog pessoal ou nas redes sociais, o fato é que uma publicação formal que reúne mais autores terá um alcance maior e, assim, mais pessoas poderão entrar em contato com a sua obra;
  3. Revisão: num mundo ideal, todos os textos são publicados sem erros gramaticais e em sua melhor versão. A realidade, porém, não é bem assim… Em geral, quando publicamos um texto por conta própria, corremos o risco de deixar passar pequenos erros de digitação, ortografia, ou até mesmo falhas de estrutura. Antes de ser publicado, seu texto será editado e/ou revisado por uma equipe profissional, e isso eleva a qualidade da sua escrita. Considere isso como uma oportunidade de crescer profissionalmente, recebendo um feedback especializado;
  4. Processo de publicação: na minha opinião, uma das melhores partes de ser publicado é poder acompanhar de perto cada etapa do processo de publicação! Você vê a evolução do seu próprio trabalho com o processo de revisão e tem o seu texto como parte de um conjunto maior e coeso. Algumas editoras dão spoilers da edição e compartilham um pouquinho de cada etapa com os autores;
  5. Networking: ao participar de uma publicação coletiva, seja em uma revista ou antologia, você tem a oportunidade de conhecer outros autores. Isso amplia sua rede de contatos profissionais, permitindo a formação de novas parcerias e trocas de experiências. Já fiz boas amizades durante a publicação das antologias que já participei;
  6. Portfólio: conforme você publica, vai criando um portfólio ou catálogo de trabalhos para chamar de seu. As publicações fortalecem a carreira do escritor e mostram o reconhecimento da qualidade de sua obra. Já pensou reservar um espacinho na sua estante para guardar seus próprios trabalhos? 😍

Dicas para ser selecionado em concursos literários

Ao longo do caminho, você receberá aceites e recusas em meus textos e os motivos para isso variam muito! O fato é que nem sempre a gente consegue vencer. Mas, com algumas dicas simples, você pode ficar atento para aprimorar sua participação nos concursos, veja só:

  1. Sempre leia o edital: algumas pessoas enviam textos sem conferir se o tema se adequa ao que está sendo solicitado no edital, ou mesmo se o número de palavras ou formato do texto estão no padrão exigido. Para evitar uma recusa que pode te desmotivar, leia atentamente a descrição da proposta e as regras do edital e envie seu texto apenas se ele cumprir com todos os requisitos;
  2. Escolha suas batalhas: não adianta sair enviando seus textos para qualquer concurso. É importante que você pesquise sobre a instituição que está promovendo a ação. Veja se seu texto condiz com o gênero dessa publicação, se os seus valores são parecidos com os valores da revista ou editora e, finalmente, pense se o público leitor dessa publicação faz sentido para você e sua obra. Pensar nesses detalhes te ajuda a direcionar suas inscrições para aqueles concursos que mais combinam com você;
  3. Não escreva para ganhar: pode parecer estranho, mas é verdade! Não escreva pensando em agradar os jurados, ao invés disso, escreva as histórias que deseja contar, seja autêntico e explore suas técnicas para aprimorar seu estilo. Quando encontrar um concurso que combine com você, ótimo! Pode ter certeza que a classificação vem como uma consequência natural da qualidade da narrativa e da escrita.

Nos últimos anos, participei de algumas antologias de contos e fiz parcerias com três editoras, chegando a ser convidada para escrever mesmo sem me inscrever em um concurso. Tudo isso me abriu portas e me apresentou a autores incríveis! No meio desses contatos surgiram outras oportunidades de publicação e divulgação de minhas crônicas e contos.

Hoje, tenho muito orgulho de fazer parte da equipe editorial de uma revista literária que é cem por cento digital e de acesso gratuito, a Revista Maçã do Amor, que divulga histórias de amor de autores nacionais. No nosso site, você acompanha tudo sobre os próximos editais, além de poder se divertir lendo as edições já publicadas.

Fazer parte da equipe de seleção da revista me deu outro olhar sobre a importância dos concursos literários, a diversidade e riqueza de temas e autores em busca de um canal de publicação para seus textos, além de, é claro, a importância de aprimorar as habilidades de escrita e o networking dentro do mundo literário.

Espero que esse texto te ajude na hora de se inscrever em seu próximo concurso! Boa sorte e quem sabe não nos encontramos em alguma publicação? 💜

--

--

Tatianelucheis

Psicóloga, Redatora e Escritora 🖋 Uma leitora que não sai de casa sem ter pelo menos um livro como companhia 📚